Previdência Privada e Suas Vantagens

No final do mês de setembro, a Receita Federal irá liberar o último lote da restituição do Imposto de Renda saiba como se beneficiar fazendo uma previdência privada.

Segundo a entidade, o ano de 2022 registrou um número recorde de declarações, 36,3 milhões, e 61% dos contribuintes já receberam ou receberão a restituição.

Com o dinheiro em mãos, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a melhor forma de utilizar essa quantia. Segundo Marcelo Rosseti, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência. Se parte desse recurso for destinado a investimentos, essa é uma oportunidade para formar uma reserva para o futuro.

“No caso de quem não tem nenhuma dívida para quitar, o ideal é investir o valor recebido para que renda frutos. E, nesse sentido, a previdência privada é uma excelente opção”, aconselha.

Mais do que um investimento para a aposentadoria, a previdência privada é um ativo para quem visa acumulação a longo prazo. Ideal para realizar planos e sonhos futuros, como um curso superior, MBA, um intercâmbio, um negócio próprio ou até mesmo para adquirir um imóvel.

Confira abaixo algumas dicas do especialista para começar a investir:

Previdência Privada: Nunca é tarde para começar, mas quanto mais cedo, melhor:

A previdência é indicada para qualquer tempo e pode ser iniciada em qualquer idade, principalmente pelo fato de ser uma reserva capaz de atender a diferentes objetivos. “Entretanto, é importante ter em mente que, quanto maior o tempo de contribuição, menor será o esforço exigido para se alcançar a reserva desejada. Por isso, quanto mais cedo iniciar, melhor”, destaca Rosseti.

Escolha de acordo com o seu perfil de investidor:

Ao contratar um plano de previdência privada, o investidor pode escolher a opção mais adequada ao seu perfil de risco, seja ele conservador, moderado ou arrojado. “O leque de opções é enorme, e o investidor pode ingressar em fundos muito sofisticados com tíquetes baixos, a partir de R$ 50,00”, comenta.

Conheça os planos e escolha o que mais faz sentido para o seu momento de vida:

Na hora de contratar uma previdência privada, é preciso optar entre as modalidades PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Basicamente, o que difere um do outro é o regime tributário, ou seja, a possibilidade ou não de deduzir esse investimento da base de cálculo na declaração de Imposto de Renda, e também a forma de incidência e recolhimento do imposto.

Reavalie periodicamente o plano e seus objetivos:

O ideal é estar sempre de olho para adequar o investimento ao seu contexto de vida e efetuar as correções de rota que se fizerem necessárias.

“Se o seu sonho inicial era acumular dinheiro para comprar um imóvel, por exemplo, mas no meio do caminho você decidiu que a prioridade era investir em uma aposentadoria mais tranquila, é preciso reavaliar e entender se aquele plano e aquele valor investido mensalmente ainda fazem sentido para o seu objetivo.

Além disso, a Previdência Privada dispõe do instituto da portabilidade, que permite migrar para um fundo de investimento atrelado ao plano com maior ou menor risco, a depender da estratégia de investimentos do fundo, seja ele de renda fixa, ações ou multimercado, sem que haja a cobrança de impostos nessa mudança ” conclui Rosseti.

N.F.
Revista Apólice

Da mesma forma, Este post Recebeu a restituição do IR? Saiba como investir pensando no longo prazo aparece em Revista Apólice.

Nesse sentido, querendo contratar um plano de previdência privada, fale comigo deixando aqui seu contato que marcamos uma consultoria, onde explico detalhadamente pra você

Ver Mais Artigos:

E por fim, agradeço sua visita e aproveite para ver mais artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
5 Características do Seguro de Vida O que é Podcast e como Ouvir Echo Dot 3 conheça mais e saiba Como Usar